Bem-vindos!

Olá
Espero que este blog lhe traga agradáveis momentos de leitura, meditação e distração.
Aproveite-o, mas lembre-se de que respeito e consideração sempre são devolvidos com amizade e carinho.
E voltem sempre, ok?
Bjc

Antes de Dizer Adeus

Aqueles a quem amamos vão-se embora de nossas vidas muito cedo. Muitas vezes sem se despedir. Outras vezes com um até logo. Talvez com um sorriso. Talvez com lágrimas. Talvez partindo para sempre. Talvez para um dia voltar.
Mãos que um dia acariciaram, trabalharam, se aquietam. Olhos que um dia brilharam e choraram se apagam. Lábios que por dias aconselharam e elogiaram se calam. Presença que por muito tempo preencheu, deixou.
Quem fica quase sempre tem a sensação de que aquela pessoa querida não deveria ter ido tão cedo. Por mais tempo que estivesse presente.
Se nos lembrássemos sempre destas coisas, certamente tomaríamos muitas atitudes diferentes das que tomamos com nossos entes queridos no dia-a-dia. Certamente abraçaríamos mais os filhos e beijaríamos mais o cônjuge. Certamente pensaríamos, pelo menos duas vezes, antes de dizer palavras que ferem o coração e magoam a alma. Também refletiríamos sobre atitudes que tomamos que inibem e desanimam a quem amamos.
Certamente pensaríamos mais neles do que em nós mesmos.
Provavelmente lembraríamos mais dos bons do que dos maus momentos vividos e tiraríamos muito mais tempo para estar juntos.
Ao longo da vida tenho observado despedidas muito tristes, regadas por lágrimas de arrependimento ou por palavras de rancor. São despedidas doloridas não por causa da saudade, mas por causa dos ressentimentos. São maridos, mulheres, pais, filhos e parentes que lamentam pelo tempo perdido. Ou por não terem mais tempo. A oportunidade sempre passa. É preciso estar sempre atento. Fazer melhorar relacionamentos difíceis é uma tarefa para o presente. O futuro é incerto demais para arriscar e deixar para amanhã. O amanhã poderá ser tarde demais.
Trabalhemos hoje para que cada despedida que tivermos de fazer nesta vida seja feita com um sorriso e até logo. Ou com um beijo de saudade.
Por isso, antes de deixar que um cônjuge saia de sua vida, trabalhe para lhe reconquistar. Antes de ver um filho deixar o lar trabalhe para que aonde ele for, de vez em quando, sinta o desejo de voltar. E trabalhe para que antes que pai e mãe dêem o último suspiro de vida a culpa e o remorso não venha lhe atormentar.
Não é uma experiência fácil ver quem amamos partir. As emoções ficam mexidas, sentimentos afloram. A saudade chega e fica por muito tempo. É preciso fazer readaptações na vida. Lidar com esta realidade já é suficiente. Vamos trabalhar para que nossos relacionamentos familiares sejam bons e equilibrados o suficiente para que quando chegar a hora de dizer adeus seja possível nos despedirmos sentindo paz na alma.
Por tudo isso, antes de dizer adeus derrube os muros que prejudicam seu relacionamento conjugal ou familiar e construa pontes que alcancem corações e mentes.
Antes de dizer adeus aprenda a perdoar e caminhar junto.
Antes de dizer adeus olhe e compreenda.
Antes de dizer adeus plante, colha e dê flores.
Antes de dizer adeus abrace e deixe-se abraçar.
Antes de dizer adeus abençoe.
Antes de dizer adeus fale.
Antes que os lábios se calem e não tenham mais oportunidade de falar.
Antes de dizer adeus ame.
Antes que os corações parem e não tenham mais a oportunidade de se reencontrar.


Elizabete Bifano
Dezembro, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário