Bem-vindos!

Olá
Espero que este blog lhe traga agradáveis momentos de leitura, meditação e distração.
Aproveite-o, mas lembre-se de que respeito e consideração sempre são devolvidos com amizade e carinho.
E voltem sempre, ok?
Bjc

Coisas de Casal

Que todo casal tem seus conflitos, suas diferenças, já estamos cansados de saber. Entretanto, a maneira como cada casal lida com o conflito e se comporta diante dele é da forma mais variada.
Dia desses, ministrando a casais, ouvi um relato que fez com que todo o grupo participante risse bastante.
Marido e mulher estavam estressados um com o outro. Até mesmo evitando uma discussão, ele foi para o quintal, dar comida às galinhas. Ela foi atrás dele e o trancou no galinheiro. Ele ficou lá, pedindo para ser liberto. Depois de um tempinho ela foi e atendeu aos apelos. Em vez de aumentar o estresse, ambos usaram o bom humor e riram da brincadeira, restabelecendo a harmonia conjugal.
Usar o bom humor em situações conflitantes no casamento não é impossível. Com um pouco de esforço e investimento de amor é até bem viável. E é claro que o casal acaba sendo beneficiado com isso.
Compreendam-me bem, por favor. Não estou dizendo que se deva trancar os maridos ou as esposas em galinheiros – até porque nem todos tem um quintal e um galinheiro. Mas acredito e tenho visto que aplicar o bom humor diante de conflitos e estresse conjugal pode ser uma excelente estratégia para apaziguar os ânimos e desarmar a si mesmo e o outro, evitando assim discussões e brigas.
Sabemos, na verdade, que há pessoas que já nascem azedas; vivem mal humoradas e dificilmente riem de alguma coisa. Mas manter o conceito de que “eu nasci assim e vou morrer assim” não é saudável para nenhuma pessoa e nenhum relacionamento.
Toda pessoa deveria aprender a rir de si mesma, de suas tolices e todo casal deveria também aprender a rir de si mesmo e das tolices que ambos cometem. Se travam brigas por coisas tão pequenas, poderiam rir destas coisas pequenas em vez de discutir por causa delas.
Conheço um casal que durante 30 anos discutia porque ele abria o filtro e depois esquecia de fechar. Inúmeras vezes a talha transbordou e eles brigaram. Um dia ela desistiu de reclamar e ambos decidiram que todas as vezes que aquilo acontecesse de novo, iriam, juntos, lavar o chão da cozinha. Usaram a sensatez e o bom humor e puseram fim àquele eterno conflito.
Conheci uma esposa completamente desorganizada. Ela não tinha o menor jeito para as tarefas domésticas. A casa vivia desarrumada. Quando iam receber visitas, o marido a ajudava a por um pouco de ordem nas coisas. Entretanto...
Um belo dia, sem avisar, chegaram visitas. O sofá estava repleto das mais variadas coisas. A mesa da sala totalmente coberta por livros e papéis. Enquanto o marido atendia a porta, e ouvindo quem estava chegando, ela correu em direção ao sofá, numa tentativa de tirar as coisas e dar espaço para as visitas se sentarem. Não deu certo, é claro. Enquanto os visitantes entravam, ela escorregou e foi ao chão e todas as coisas que carregava desabaram em cima dela. O marido veio ajudar e caiu também. Sem se conter diante de tamanho caos, o marido foi o primeiro a começar a rir e em instantes todos estavam as gargalhadas. Naquela noite ainda eles foram dormir rindo da situação.
Bom humor. Estas duas palavrinhas podem ser mágicas. Podem dar graça a uma situação constrangedora, podem trazer alívio a uma tolice feita, podem aliviar o estresse e podem evitar discussões tolas.
Elas podem até ter o poder de ir quebrando corações endurecidos e amargurados de cônjuges que precisam aprender a encarar a vida com graça.


Elizabete Bifano
Junho, 2000

2 comentários:

  1. Olá minha queridaaaaaa...Gostaria de expressar minha alegria ao ler cada palavra postada...Que gostoso...A alma ficou até mais leve...Peço a Deus que possamos por em prática toda palavra aqui 'ministrada', pois pra mim serviu de ministração vindo da parte de Deus!!!...Louvo a DEUS pela sua vida e ministério!!!...E que a cada dia prospere e frutifique...Com carinho, Leah Diniz...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Léa. O objetivo é essse mesmo. Que Deus a abençoe a cada dia.

    ResponderExcluir